Vai organizar o casamento sozinha? Saiba por onde começar!

Imagem de capa – Eu amo decoração – Pinterest 

Olá pessoal, bom dia! Espero que estejam bem e gostando das matérias e dicas que estou compartilhando com vocês! No post anterior falamos sobre a importância de contratar uma assessoria de casamentos, certo? Hoje vou dar dicas básicas, porém essenciais, para quem vai casar e pretende organizar o casamento sozinha sem o apoio de uma assessora. Confira as dicas que separei para você!

Faça a lista de convidados

A minha sugestão como cerimonialista é que noiva que vai organizar o casamento sozinha tenha como primeiro passo a elaboração da lista de convidados. Por que a lista de convidados deve ser a primeira tarefa do casal? Sabendo a quantidade de convidados facilitará os próximos passos a serem dados, como a escolha do local, buffet, quantidade de convites, etc. Imagine que você tem em mente o local dos sonhos para casar, porém a sua lista de convidados excede o limite da capacidade de pessoas do local, ou seja, se você não fizer a lista primeiro não terá essa noção. Então, com a lista de convidados saberá se aquele lugar desejado terá capacidade de atender o número de pessoas para realização da sua festa ou cerimônia e, se não der para atender, o casal terá tempo hábil para buscar um outro local que comporte. Ou ainda, se o lugar realmente for muito importante para o casal, terão a oportunidade de rever a lista de convidados e avaliar se a melhor escolha será reduzir a lista. É sempre bom colocar tudo na balança, analisar as prioridades e conversar bastante a respeito.

Defina o local

Fonte: LacreMania – Pinterest

O segundo passo para a noiva que vai organizar o casamento sozinha é definir o local do casamento para que possa verificar se o mesmo estará disponível na data em que está almejando realizar o seu casamento. O local se refere tanto a cerimônia da igreja quanto ao espaço da festa. Sabendo que o local pretendido estará livre na data desejada e, se por acaso, o local não esteja disponível para a primeira data que pensaram para realizar o casamento, será possível ainda verificar outras possíveis datas em que possam celebrar o casamento garantindo a igreja e o espaço dos sonhos para realização da cerimônia e da festa. Normalmente os melhores lugares contam com agenda cheia, então o ideal é começar a busca pelo local com no mínimo um ano antes da data do casamento, quanto mais antecedência, melhor!

Defina o orçamento

Fonte: Elo 7 – Pinterest

Sonhar com os pés no chão é sempre importante para garantir a saúde financeira do casal quanto aos preparativos do casamento. É importante planejar, definir quanto pretendem disponibilizar, preparar um “check list” de tudo o que deverá ser providenciado até o dia do casamento, crie uma agenda com prazos definidos para manterem-se dentro do cronograma e liste os possíveis fornecedores para que possa pedir orçamentos e analisar tudo com antecedência antes de contratar cada serviço.

Escolha o que servir

Fonte: Casamentos.Com – Pinterest

Após definir o local, o número de convidados e o orçamento disponível para o casamento, é hora de escolher o que servir para os convidados, o famoso “comes e bebes”, e então busque os fornecedores para atendê-los na data desejada cujos valores estejam dentro do orçamento definido. Isso inclui desde os itens salgados aos doces. Considere o horário e o local onde será realizado o casamento, ajudará a definir o tipo de cardápio e as bebidas mais apropriadas para a ocasião.

Decoração, música e convites

Fonte: Decor Fácil – Pinterest 

Qual estilo será o seu casamento? Vintage, boho chic, tradicional, retrô, etc. As opções são muitas, então é importante definir um único estilo para incorporar na decoração do casamento para que tudo saia em perfeita harmonia. Converse com o noivo sobre contratar uma banda ou DJ e quais músicas são ideais para animar a festa. Os convites poderão seguir o estilo da decoração pretendida. É importante que o casal esteja de acordo e que ambos fiquem felizes com as suas escolhas.

Roupas, cabelo e maquiagem

Fonte: Thiago Costa Cabeleireiro das Noivas 

Que comecem as buscas pelo vestido e roupas do noivo, não é mesmo? Realizar essa etapa com antecedência garantirá tempo hábil para encontrar os melhores looks para o casal arrasar no dia do casamento. Para a noiva é importante agendar com antecedência o salão para a produção do cabelo e maquiagem.

Quer uma recomendação de profissional especialista em cabelo e make de noiva? Fale com o Thiago Costa – cabeleireiro das noivas e fique ainda mais poderosa no dia do seu casamento!

 

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.