Boa noite pessoal! Tudo bem? Comigo tudo ótimo! Tirando o frio que parece que moro na praça…estando dentro de casa, o resto esta tudo ótimo! Porque minha vida esta nas mãos de Deus e Deus tem sempre o melhor para nós! Já fiz um post deste quando comecei a divulgar meu trabalho à três anos atrás, mas sempre é bom recordar a importância do cerimonialista.
Primeiro quero escrever qual a função do CERIMONIALISTA que é CERIMONIAR
CERIMONIAR = Acompanhar a cerimônia; dirigir o cerimonial ( é aqui que eu me encaixo).
O que é CERIMONIAL? Cerimonial é o conjunto de formalidades que se devem seguir num ato solene ou festa pública, regra que estabelece tais formalidades, etiqueta. ( Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda não é uma pessoa) rs.
Detesto que me falem, você é o cerimonial? Não eu sou o (a) cerimonialista que conduzo o cerimonial que é a aplicação das normas do protocolo; isto é a técnica de conduzir cerimônias e outros eventos dentro de uma sequência lógica e respeitando as formalidades e precedências ( se for um cerimonial formal ou público que no Brasil é organizado de acordo com o Decreto nº 70.274 de 1972).
O que é PROTOCOLO ? É considerado um conjunto de normas jurídicas ( formalidades), regras de comportamentos( etiqueta), costumes e ritos de uma sociedade em determinados momentos; cada sociedade tem suas normas em determinados eventos. Estes protocolos nada mais são do que por a casa em ordem. Como: Quem faz o que? Que horas faz? Como faz? E observar as precedências ( reconhecimento da hierarquia) é fundamental, num outro post falo sobre hierarquia.
E tem a ETIQUETA que é o conjunto de normas de comportamentos seja social, profissional, e familiar, para um bom relacionamento na convivência diária. Nada mais que as regras de uma boa educação.
Parece que não mas estas práticas do protocolo e do cerimonial estão presentes em diferentes atividades como: na alimentação, na linguagem, nos tratamentos, no vestuário ( neste caso específico das noivas o que cai bem dependendo do local e horário), no gestual e na escrita.
Segundo autor Levindo Lopes : CERIMONIAL “é a sequencia dos acontecimentos que resultam em um evento.” Esta pra mim é a melhor definição.
O cerimonial informal não possui uma legislação especifica, mas se baseia em uma sequencia de rituais implícitos em um evento e que seguem uma certa logística para melhor andamento do evento.
Tem também o MESTRE DE CERIMÔNIA responsável pela locução da solenidade.
E o CELEBRANTE que celebra a cerimônia no caso de casamentos pode ser um pastor, um padre, um rabino, ou um mestre de cerimônia.
Espero que gostem, no próximo post vou falar na prática qual a função do assessor e organizador de eventos. E a incansável função do cerimonialista.
Abração
Ivanilde Reis