Bem-casado, curiosidade!

Olá pessoal, como vocês estão?

Casamento é sinônimo de festa, e festa é sinônimo de comemoração. E onde tem comemoração, sabemos que sempre tem comes e bebes. Vamos ser sinceros, não há quem resista no casamento uma mesa recheada de doces.

Pensando nisso que hoje vamos contar um pouco sobre a história do doce mais popular das festas de casamento: O bem-casado.

Casadinho ou bem-casado  é um doce popular em Portugal e no Brasil, principalmente nas festas de casamento, com mais de 100 anos de existência. Além do sabor bastante doce, destaca-se pela atenção dada à elaboração das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e fitas de cetim.

Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.

Mas de onde surgiu tudo isso?

O doce mais queridinho foi criado há mais de 100 anos, em Portugal. Formado por dois pequenos pedaços de pão-de-ló unidos por doce de leite e banhados em um calda de açúcar.

A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário alfajor árabe. Sua aparência lembra muito o Macarons um bolinho recheado francês.

Sabores

Há quem ainda goste de dar um toque especial aos bem-casados, e escolha opções como chocolate, pistache, bem casado sem glúten e lactose, bolo de bem casado, etc.

Porém se você quer seguir a tradição, é sem dúvida doce de leite.

Só para casamento?

O casadinho deixou de ser exclusividade nas festas de casamento, já é comum encontrar o doce em outras celebrações. Como lembrança de nascimento, vira o bem nascido, como lembrança em aniversários, vira o bem vivido

Apesar da mesa de doces não conter só o bem casado, e hoje ser tendência outras delícias nas festas de casamento, como macarons e brigadeiros de colher, acreditamos que o bem casado permanecerá campeão no quesito lembranças de casamento por muito tempo.

E ai, gostou? Comenta e diga para gente se você também é apaixonado (a) pelo queridinho dos casamentos.

 

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.