Reinauguração do Teatro Vieira no Mosteiro de Itaici

Bom dia pessoal! Como vão? Espero que muito bem! Passando pra falar pra vocês que reinaugurou nesta segunda dia 10 de junho o Teatro Vieira que fica lá dentro do Mosteiro de Itaici, ele passou por total restauração, pintura, iluminação, cortinas, e detalhe sem perder a sua identidade que remonta desde o tempo do Brasil império.

Toda area do Mosterio e de seu entorno era uma enorme propriedade rural denominada Fazenda Taipas pertencente a João Tibiriça, presidente da província de São Paulo. Em 1860 as terras e a casa grande da  fazenda foram adquiridas pelo Internato São Luís de Itu ( que funcionava no atual prédio do exército) como local de retiro para os jovens seminaristas que vinham do Brasil inteiro e se hospedavam na sede da fazenda durante as férias.

Em 1917 o Internado São Luis de Itu mudou-se para São Paulo e  a sede da Fazenda Taipas, até hoje presevada, passou a funcionar apenas como local de encontros religiosos periódicos. Na decada de 1940, os padres e irmãos jesuitas estabeleceram residência   na casa colonial que era a casa sede da fazenda Taipas e inicaram em 1950 a construção do conglomerado que forma hoje o Mosteiro de Itaici. Trouxeram a inspiração arquitetonica da Universidade Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, local onde os jesuitas posssuiam  outra fazenda chamada  Santa Cruz.

A intenção dos jesuitas era cosntruir um grande seminário que servisse de residência para as diversas etapas  da formação de um padre ou de um irmão religioso. Todo material usado na construção era beneficiado  no próprio local, basicamente de forma artesanal. Todo piso hidráulico , azuleijos, telhas e tijolos foram feitos no próprio Mosteiro pelos irmãos, seminaristas e padres da casa que tinham vários e diferentes ofícios. O sustento vinha da propria fazenda, de uma agricultura e pecuária de subesistência. Foi a partir daí  que chamaram a nova construção de Vila Kostka em homenagem a Santo Estanislau Kostka, um jovem polonês que morreu aos 18 anos de idade como noviço jesuita, em Roma. Esta obra tem a data de 1955 como estimada o seu término, data em que a Vila Kostka viera ser a moradia dos padres e jesuitas.

Em 2015, com a nova administração a Vila Kostka recuperou o  nome  carinhosamente dado pela população de Indaiatuba e região: Mosteiro de Itaici, Santo Estanislau Kostka continua  sendo o padroeiro de todo o complexo do Mosteiro. A antiga sede da fazenda Taipas, o casarão colonial, foi revitalizado e destinado a eventos corporativos, casamentos, bodas, batizados e recebeu o nome de Vila Manresa. Novos tempos exigem mudanças e soluções criativas, sem perder a identidade que caracterizou nossos antepassadados: Silêncio, oração e natureza. Sejam todos bem vindos ao Mosteiro de Itaici.

Hoje o Mosteiro de Itaici conta com uma área construida de mais de 13 mil metros quadrados. Possui uma grande Igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho, 9 capelas menores espalhadas pelos 3 edifícios do Mosteiro , 8 salas  para reuniões e palestras, 9 salas  para atendimentos individuais, 1 auditório com capacidade para 700 pessoas, um teatro auditório chamado Teatro Vieria com capacidade para 208 pessoas, 250 quartos distribuidos nas três grandes alas com capacidade de hospedar até 500 pessoas”.

Ps: Click nas fotos para vê-las em tamanho real.

Fotos de Guilherme Lima

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.