Olá como vão? Confesso que eu estava com saudades de passar por aqui. Espero que vocês estejam bem. Eu vou bem graças a bondade de Deus que não tem me deixado faltar o essencial e ainda tem me mimado com alguns presentes.

Estou aqui pra falar deste presente lindo que ganhei da minha amiga e parceira Partrícia Pistoni que hoje é proprietária da empresa É De Palha que vende chápeus, bolsas e chinelos de palha, são lindíssimos, e ela personaliza, ele me presenteou com um chapéu e um chinelo, que amei! Há muitas dúvidas sobre o uso do chapéu,  faço este post com a intensão de dar clareza e liberdade para vocês fazerem uso desse acessório com segurança.

Usar chapéu é de uma elegância tremenda, e em geral as pessoas tem um  pré conceito em relação a fazer uso. Quero dar umas dicas sobre a etiqueta do uso do chapéu seguindo algumas normas protocolares. Justamente por ele chamar muito a atenção deve estar sendo usado da forma correta.

Um breve resumo da história do chapéu, é um acessório que  foi criado a mais de 4000a.C.  em formato de cone, só os nobres usavam; depois por volta do ano 2000a.C. criaram o chapéu com abas, para proteger do sol. Por volta do século XVIII apareceram as primeiras lojas que comercializavam chapéus que utilizavam outros materias como feltro, tecidos e eram mais elaborados para combinar com as vestes e sofisticação da época.

Nas primeiras décadas  do século XX, os chapéus ganhavam diversidades de tipos, variações mudando a cada estação do ano.  Os chapéus de verão se tornaram a glória da Itália devido ao crescimento da industria de palha na Toscana no final dos anos 1700;  começavam a usá los no mês de maio no verão e só paravam no outono.

Enfim os chapéus eram usados para destacar determinados grupos da elite nobre da época. Até os anos 60 ele fazia parte do vestuário para os homens e mulheres mais elegantes. Hoje ele é sinônimo de estilo e personalidade.

O item pode ser usado em qualquer produção, seja na praia ou  cidade e se tornou um clássico que nunca sai de moda, devendo seguir alguns protocolos:

1- Sempre devem ser usados ao ar livre

Lembrem-se chapéu é um item funcional que deve ser usado para proteger a cabeça do frio ou do calor. Portanto nunca deve ser usado quando você se senta a mesa num restaurante por exemplo, deve retirá-lo e colocá-lo sobre o colo, em lugares onde não há o serviço de chapelaria ( que é mais comum na Europa), jamais em cima da mesa.

2- Se você for convidada para um almoço ao ar livre, e o chapéu compõe o look você pode ficar com ele à mesa se for imprescindível ao look.

3- Em casamentos no campo ou praia deve ficar de chapéu.

4- Casamentos na igreja reza a etiqueta que é falta de respeito ficar de chapéu, somente chapéus pequenos tipo fascinator devem ser usados; mas depois do casamento da Kate Middleton e Meghan Markle  um verdadeiro desfile de modelos de chapéus de diversos  tamanhos, fica aqui a minha dúvida também, foi só uma licença poética ou a regra mudou? Duvidas? Vou pesquisar mais. Mas para evitar erros opte por arranjos de cabelos. E fazer uso apenas dos fascinator.

5- Foi convidada para um jantar na casa de uma amiga, tire o chapéu assim como você tira o casado que usou para locomoção até o local, tanto o chapéu quanto a boina, aliás a boina você pode ficar com ela em shows, exposições e festas.

6- Mulheres de qualquer idade podem usar chapéu, só depende do estilo de cada uma e tem que se sentir bem e à vontade com ele. Nunca usou e quer começar a usá los? Começe com os menores e cores neutras, é a minha dica.

7- Em ambientes profissionais evite o uso, ao não ser que você trabalhe numa produtora de vídeos, agência de publicidade ou num ambiente informal esta permitido, caso seu trabalho seja mais formal não use nunca pois passa um ar de descontração que não é devido ao local de trabalho.

8- Vai num churrasco na casa de amigos, algo mais descontraido pode ficar de chapéu os menores.

Enfim eu amooo, por mim não tirava nem pra sentar numa mesa, mas não podeeee, regra geral da etiqueta do chapéu pra não errar, entrou num ambiente fechado passe no toalhete tire o chapéu ajeite o cabelo e segure o na mão, quando sentar -se coloque o no colo. Veja algumas fotos que peguei de exemplo.

Espero que tenham gostado, e que façam uso do chapéu!

Telefone para pedidos (19) 99668.1970

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.